segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aproveitamento de talos e cascas

Não sabe o que fazer com talos e cascas de alguns alimentos? Saiba que muitas cascas e talos são tão ou mais nutritivos que o próprio alimento. Portanto, nada de desperdiçar nutrientes e, principalmente, dinheiro!
A nutricionista Francine Souza Gomes Schmidt nos revela algumas dicas para criar pratos nutritivos, saborosos e econômicos através do aproveitamento  integral de alguns alimentos:
- Talos de agrião, espinafre, couve: aproveite-os no preparo de sopas, bolinhos e omeletes;
- Folhas de salsão:  muito nutritivas, utilize-as em bolinhos e sopas
- Casca de manga:  é importante lavar muito bem a casca da manga antes de descascá-la. Ela pode ser utilizada para fazer um delicioso suco de manga, basta bater as cascas no liquidificador, coar e adicionar água e açúcar. Pronto! Fica delicioso bem geladinho.
- Casca de melancia: pode ser utilizada para fazer um delicioso doce de melancia. Como? Depois de removida a parte vermelha, retire a casca verde e rale a polpa branca que sobrou. Adicione a uma calda com água, açúcar, cravo e canela em pau. Cozinhe até apurar. Fica delicioso!
- Casca de laranja: utilize-a para fazer doces em calda. Para sair o sabor amargo, deixe-as molho em água antes de cozinhá-las.
- Água da beterraba: sabe aquela água rosada que fica quando a gente cozinha a beterraba? Muitas vitaminas presentes na beterraba ficaram nesta água, portanto, nada de desperdiçá-la. Prepare um saboroso pudim com esta água, o resultado será um prato saboroso, atraente, principalmente para a criançada!
- Sementes de abóbora e girassol: quer fazer um delicioso aperitivo? Bata levar estas sementes ao forno, tostá-las e temperá-las com sal. Fica uma delícia!

Fonte ;todo gostoso

Sem comentários: